Nome:
Senha:
   
  

Artigos

A história do 1º Rotary E-Club do Estado do SP - Rotary E-Club 4420

18/04/2012

A semente para fundarmos o primeiro E-Club do Distrito 4420 foi lançada pelo Governador 2010-2011 Marcos Anselmo Franco, que nomeou João Carlos Clobocar, associado do Rotary Club de São Paulo – Saúde como seu representante especial no desenvolvimento do projeto. Nesta reunião, realizada em 14 de março de 2011 no restaurante Bacalhau do Porto, em São Paulo, estavam presentes Elza Demasi Pinto e André Ciasca, também sócio do Rotary São Paulo – Saúde. Este pequeno grupo decidiu abraçar a ideia e estudar o tema a partir das experiências já realizadas por E-Clubs ao redor do mundo. 
 
A equipe levantou muitas informações, principalmente com o Rotary One (Chicago) para criar o escopo do projeto. Com um planejamento em desenvolvimento, deram início à execução das primeiras tarefas necessárias para formar a base institucional do primeiro E-Club do Distrito 4420. Foram feitos estudos de nomes, de domínios para internet, de logotipia. O grupo, com o apoio do EGD Marcos Anselmo Franco, decidiu por adotar a nomenclatura Rotary E-Club 4420 e passou a buscar sócios em potencial e com perfil adequado. “Nossa intenção sempre foi atrair um público que tivesse limitação de disponibilidade de presença física em reuniões, porém tivessem o perfil de rotarianos”, afirma Elza Demasi Pinto. O prazo estabelecido para a primeira apresentação pública do E-Club 4420 foi a Conferência Distrital 2011, que aconteceria em pouco mais de dois meses.  
 
André Ciasca, jornalista e publicitário, passou a desenvolver a imagem do E-Club. João Clobocar empenhou-se na construção de uma primeira versão de site capaz de reunir as ferramentas necessárias às atividades do E-Club. Elza seguiu em frente na construção de um descritivo oficial sobre a nova instituição e na procura incansável por possíveis novos sócios. Assim, a primeira companheira a juntar-se à equipe foi Rosangela di Costa. 
 
Na Conferência 2011 do Distrito 4420 foi realizada a primeira apresentação oficial sobre o conceito de E-club. A ideia ainda parecia distante e, o projeto, não muito acreditado. Mas o grupo continuou divulgando a proposta ao longo da Conferência, realizada em um navio, e, na semana seguinte, os primeiros contatos interessados em participar começaram a surgir. 
 
Cerca de um mês depois da Conferência, Elza fez nova apresentação sobre o projeto na Assembleia Distrital. Dos 20 companheiros presentes na reunião, um novo sócio se apresentou. Era Silvio Bogsan, profissional de T.I. que atua na Grande São Paulo e tem uma agenda que limita sua participação presencial em reuniões semanais, perfil típico de associados do E-Club. Com a notícia da criação do primeiro E-Club se espalhando, novos companheiros foram se associando. Francisco José Santos Milreu, que pertenceu ao Rotary Club de Santo André - Alvorada e a indicação de Sidnei Martins pelo companheiro Joel Bahia do Rotary Club de Diadema – Floreat foram os próximos a se juntarem ao grupo neste primeira etapa da formação do E-Club 4420. 
 
A criação do E-Club contou com apoio da Equipe Distrital do Distrito 4420, através do Diretor de Internet do Distrito nos anos rotários 2010-2011 e 2011-2012, Marcelo Carvalho, associado do Rotary Club SP Aeroporto, que participou da etapa de desenvolvimento com contribuições técnicas e conceituais a respeito do funcionamento de E-Clubs.  
 
Marcelo Carvalho também desenvolveu, como trabalho voluntário, o segundo site do E-Club, site este que mantinha o visual original criado pelo fundador João Clobocar, mas acrescentava ferramentas interativas, como os recursos para envio de documentos e artigos, banco de dados de associados, feed de notícias, formulário de recuperação de frequência, integração com site do Distrito e sistema de gerenciamento de conteúdo.  
 
O E-Club entrou em atividade efetivamente no ano rotário 2011-2012 sob a governadoria de Fernando Dias Sobrinho (Governador 2011-2012 do Distrito 4420). A primeira presidente do E-Club foi Elza Demasi Pinto.que esteve à frente do clube nos anos rotários 2011-2012 e 2012-2013.  
Na gestão 2013-2014 a presidência foi exercida por Carlos Alberto dos Santos.  
No ano rotário 2014 -2015 Márcia Eleane Braghini Deus Deu, ocupou o cargo de Presidente.  
Atualmente Silvia Camisa Nova é a presidente. 
 
 

  Rotary International - Rotary E-Club 4420 - Direitos Reservados
© Marcelo Carvalho