Nome:
Senha:
   
  

Artigos

Quando eu entendi o Rotary 2

31/03/2016



Eu conheci o Rotary em 2010. Eu andava procurando opções para intercâmbio da minha filha. Minha ex-esposa conheceu alguém que indicou um clube em São Caetano do Sul. Eu trabalhava muito e o tal "distrito" ia montar um E-Clube. Assim, minha agenda daria certo. Minha expertise na área de Tecnologia iria ajudar.  
 
E assim, eu comecei a trabalhar e estudar opções viáveis para reuniões on-line, sem uma data específica, algo que durasse a semana inteira. E sem saber direito o que era esse tal Rotary, eu ajudei a fundar o E-Clube 4420. 
 
Começamos grandes, muitos associados. Éramos mais de 30. E esse clube tiha presidente, diretoria e eu seria tesoureiro. Eu ? Minha única qualificação para ser tesoureiro era "manjar" de planilha eletrônica.  
 
Fui então na Assembléia Distrital. Ninguém nunca tinha ouvido falar em E-Clube. E eu não sabia o que era o Rotary. Mas recebi uma apostila, um "pin" e numa sala cheia de tesoureiros, aprendi o que teria que fazer. Será que era isso o Rotary ? 
 
As reuniões iniciais eram confusas, muita gente sem entender direito aquele "documento compartilhado", com seus "comentários". Mas rapidinho, engrenou. E muitas pessoas do meu clube já tinham longa experiência no Rotary. Aconteceram as primeiras baixas no quadro associativo. Reunião sem jantar ? Cadê o companheirismo ? Cade os projetos ? 
 
E o E-Club realmente começou. Mais baixas, mais associados, mais consistência, troca de presidente, amadurecimento do clube, apoio do distrito e entramos "nos trilhos". Projetos, companheirismo, mesmo que seja on-line. 
 
E eu ainda meio perdido. E vem o "Rotary Day". Vários clubes com vários projetos para a comunidade. Ah ! Isso deve ser o Rotary, pensei. Fui ao Ibirapuera. Carreguei umas caixas, servi água e ganhei uma camiseta amarela. 
 
Mas 2015 trouxe a Convenção Internacional para São Paulo. E vários E-Clubs se irmanaram. E o video acima me mostrou finalmente o que é o Rotary. Em poucos dias aprendi muito mais que em poucos anos. Assistam como quiserem. Avancem, voltem, curtam e compartilhem. Isso que é Rotary. Irmãos de várias nacionalidades fazendo o bem. Servindo a Humanidade.

  Rotary International - Rotary E-Club 4420 - Direitos Reservados
© Marcelo Carvalho