Nome:
Senha:
   
  

Sobre o E-Club

O que é um Rotary E-Club? 
 
Rotary E-Clubs são Rotary Clubs que se reúnem eletronicamente. Uma Emenda do Conselho de Legislação de 2010 reconheceu Rotary E-Clubs como parte do Rotary International após um projeto piloto de seis anos. 
 
Existiam 14 e-clubs no RI (em 1º de julho de 2010), todos eles fundados durante o projeto piloto. 
 
Qual é a diferença entre Rotary Clubs e Rotary E-Clubs? 
 
Rotary E-Clubs seguem as mesmas normas dos Rotary Clubs. A principal diferença é que um e-club conduz a sua reunião semanal no website do clube. Em vez de estarem fisicamente presentes em um dia e hora marcados, associados podem participar das reuniões a qualquer hora e dia da semana, de onde estiverem 
 
Assim como todos os Rotary Clubs, os Rotary E-Clubs se reúnem semanalmente, realizam projetos em comunidades locais e internacionais, apoiam a Fundação Rotária e trocam ideias entre si. E os segredos para a sua eficácia também são os mesmos: associados que servem à comunidade, oportunidades de companheirismo e líderes fortes. 
 
Durante o projeto piloto de 2004-10, e-clubs realizaram 355 projetos de Serviços à Comunidade, 106 projetos de Serviços Internacionais, 55 projetos de Serviços Profissionais e 70 projetos pró-juventude. 
 
Eles também doaram mais de US$150.000 para a Fundação Rotária, incluindo mais de US$21.500 para o Desafio 200 Milhões de Dólares do Rotary. 
 
Como os e-clubs funcionam? 
 
As reuniões de um e-club são realizadas através de seu website. O horário oficial da reunião é considerado como sendo à hora e o dia em que o webmaster ou o secretário do clube disponibiliza o material para a discussão semanal, mas os associados podem acessar o site à sua conveniência, a qualquer momento durante a semana. 
 
Os associados do e-club discutem a pauta da reunião e qualquer outro assunto do clube através da sala de bate-papo ou por outros meios. 
 
Para respeitar a privacidade dos associados dos e-clubs, alguns conteúdos das reuniões ou conteúdos pessoais são protegidos do acesso público. 
 
Apesar de todos os Rotary E-Clubs se reunirem semanalmente e conduzirem negócios on-line, alguns deles encontram-se pessoalmente em diferentes momentos ao longo do ano, seja em projetos humanitários, jantares trimestrais ou semestrais, ou na Convenção do RI. Essas reuniões podem aumentar o companheirismo entre associados de e-clubs, contudo, elas são estritamente opcionais. 
 
Quem participa de e-clubs? 
 
Para líderes empresariais, profissionais e comunitários impossibilitados de ir pessoalmente a uma reunião semanal (devido à deficiência física, dificuldade de chegar ao local ou agenda muito ocupada), a opção do e-club oferece a oportunidade de trocar ideias, realizar projetos humanitários e participar do companheirismo do Rotary. 
 
Além disso, de tempos em tempos, rotarianos que perdem uma reunião ordinária de seu Rotary Club podem participar de uma reunião on-line de e-club, um serviço útil para todos os associados. Em agosto de 2010, 360 rotarianos de 30 países faziam parte de e-clubs. Desses, 146 tinham sido associados de Rotary Clubs anteriormente, incluindo quatro ex-governadores de distrito. 
 
A associação a um e-club requer um conjunto de competências básicas em internet, como a capacidade de navegar na internet. Os associados devem também conhecer os princípios de proteção de privacidade on-line, de modo que nenhum rotariano comprometa a informação pessoal do outro. 
 
Além disso, é fundamental que pelo menos um dos associados fundadores do e-club seja altamente proficiente no design e na manutenção do website do e-club, o qual deve atender aos requisitos tecnológicos listados abaixo. 
 
Quais são os padrões mínimos de funcionamento para e-clubs? 
 
O Regimento Interno do RI permite dois e-clubs por distrito. Por esta razão, se você estiver interessado em iniciar um e-club, é importante verificar primeiro com seu governador de distrito. 
 
Rotary E-Clubs são considerados pelo Conselho Diretor do RI como sendo globais. Embora cada e-club seja designado a um distrito, os associados podem ser de qualquer país ou área geográfica onde o Rotary esteja presente. 
 
Para saber mais sobre as normas relativas a e-clubs, consulte o Código Normativo do Rotary (em inglês) (http://www.rotary.org/pt/members/policiesandprocedures/policydocuments/p... ) e o Relatório das Deliberações do Conselho de Legislação de 2010. (http://www.rotary.org/pt/members/policiesandprocedures/councilonlegislat... ) 
 
Quais são os requisitos tecnológicos? 
 
Devido ao local da reunião ser em um site, cada e-club deve ter: 
 
• Um website exclusivo. 
 
• Um software de reuniões on-line para sediar as reuniões (ver informações sobre software disponível através de parceria do Rotary com a Citrix On-line (em inglês). 
 
• Seções privadas do site que somente os associados podem acessar, para proteger informações pessoais. 
 
• Sistema on-line de transações financeiras para pagamentos e contribuições. 
 
Os e-clubs são responsáveis por todos os custos associados com manutenção de um URL e pela hospedagem de seu site na internet. 
 
Como posso fazer parte de um e-club existente? 
 
Do mesmo modo que os Rotary Clubs, a associação é somente por convite.  
 
Como podemos fundar um e-club? 
 
Primeiramente, contate o seu governador de distrito. O governador é responsável pela fundação e organização de novos clubes e irá trabalhar com a Comissão Distrital de Expansão para esse fim. O governador precisará também dar início a uma avaliação sobre a possibilidade de se fundar um novo clube e nomear um representante especial e clube padrinho para auxiliar no planejamento, conforme descrito na publicação Guia para Organização de Novos Clubes. 
 
A adesão de associados a um Rotary E-Club do RI segue essencialmente o mesmo processo de um Rotary Club. A única diferença é a marcação da opção "e-club", incluída recentemente no formulário. 
  Rotary International - Rotary E-Club 4420 - Direitos Reservados
© Marcelo Carvalho