Nome:
Senha:
   
  

Prova Quádrupla

Uma das declarações relacionadas à ética profissional mais conhecida mundialmente é a Prova Quádrupla do Rotary. A prova foi criada pelo rotariano Herbert J. Taylor em 1932, ao assumir a direção de uma empresa sediada em Chicago, a Club Aluminium Company, com o objetivo de salva-la da falência.  
 
Taylor procurou uma maneira de recuperar a companhia que se encontrava afundada em dificuldades financeiras. Ele escreveu um código de ética para ser obedecido por todos os empregados da empresa.  
 
A Prova Quádrupla tornou-se referencial de ética nas vendas, produção, propaganda e em todas as relações da companhia com seus comerciantes e clientes, e sua subseqüente recuperação financeira foi creditada a esta simples, mas importante filosofia.  
 
Herbert Taylor nasceu em 18 de abril de 1893 em Pickford, Michigan. Primeiramente tornou-se um rotariano em 1921 em Paulis Valley, Oklahoma e serviu como presidente do clube em 1924-1925. Em 1927, Herbert Taylor tornou-se membro do Rotary Club de Chicago na classificação de Distribuidor de Utensílios de Alumínio para Cozinha. Serviu como presidente em 1939-1940. Em 1944-46 tornou-se diretor do R.I., Vice-presidente do R.I. 1945-46 e Presidente do R.I. durante o Jubileu de Ouro do Rotary em 1954-55.  
 
A Prova Quádrupla foi adotada pelo Rotary em l943, tendo sido traduzida para mais de cem idiomas e reproduzida em centenas de lugares diferentes. As perguntas da Prova Quádrupla devem ser de conhecimento de todos os rotarianos, e por eles obedecidas.  
 
Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos:  
 
1) É a VERDADE?  
 
2) É JUSTO para todos os interessados?  
 
3) Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?  
 
4) Será BENÉFICO para todos os interessados?  
 
Durante muitas décadas, Rotary Clubs e rotarianos em todo o mundo têm usado a Prova Quádrupla, como instrumento para desenvolver o respeito e compreensão entre os povos.  
  Rotary International - Rotary E-Club 4420 - Direitos Reservados
© Marcelo Carvalho