Nome:
Senha:
   
  

Sobre o Rotary

O Rotary International, a mais antiga organização de prestação de serviços humanitários, engloba os cerca de 34.000 clubes espalhados em mais de 200 países e áreas geográficas. Esses clubes são integrados por líderes executivos e profissionais que ofertam tempo e talentos para servir em suas comunidades e em outros países. 
 
O lema maior da organização, Dar de Si Antes de Pensar em Si, personifica o espírito humanitário que anima mais de 1,2 milhão de rotarianos, os quais desfrutam de companheirismo 
entre si e participam de projetos comunitários e internacionais, que caracterizam o Rotary mundialmente. 
 
O Rotary ostenta uma rica e complexa tradição e estrutura organizacional, com programas que a princípio podem ser difíceis de entender, principalmente para quem é novo na organização. 
 
Apresentamos a seguir alguns fatos fundamentais sobre o Rotary que possibilitam ao leitor conhecer um pouco melhor a entidade e orgulhar-se ainda mais de pertencer a tão destacada 
organização. 
 
A estrutura do Rotary 
 
O Rotary é essencialmente uma organização que conta com a dedicação e o trabalho dos Rotarianos em projetos implementados pelos Rotary Clubs. 
Uma estrutura distrital e internacional foi elaborada para apoiar os clubes nas atividades de prestação de serviços humanitários em suas comunidades e no exterior. 
 
Clubes 
 
Rotarianos são associados de Rotary Clubs que, por sua vez, estão ligados ao Rotary International (RI). Cada clube escolhe seus dirigentes e tem considerável autonomia, respeitando os estatutos e o regimento interno da organização. 
 
Distritos 
 
Os clubes estão agrupados em 530 distritos, cada qual liderado por um governador, que junto com os governadores assistentes e as várias comissões formam o grupo de líderes distritais de 
apoio aos clubes. 
 
Conselho Diretor 
 
Entre os 19 rotarianos que integram o conselho diretor do RI figuram o presidente atual da organização e o presidente eleito. Referido conselho reúne-se trimestralmente para tomar decisões que ditam os caminhos da organização. O presidente do RI, eleito anualmente, escolhe o lema e as ênfases em serviços que serão a tônica em seu mandato. 
 
A Secretaria 
 
O Rotary International está sediado em Evanston, cidade vizinha a Chicago, no estado de Illinois, Estados Unidos. 
A organização possui sete escritórios internacionais localizados na Argentina, Austrália, Brasil, Coreia, Índia, Japão e Suíça. O escritório do RI para a Grã-Bretanha e Irlanda (RIBI) fica na Inglaterra, e atende aos clubes e distritos daquela região. O secretário geral 
é o executivo-chefe de operações da entidade e comanda um quadro de 740 funcionários que trabalham para atender aos rotarianos de todo o mundo. 
 
Benefícios e responsabilidades do associado 
 
O clube é a pedra angular do Rotary. Rotary Clubs eficazes possuem quatro características principais: mantêm ou aumentam o quadro associativo, participam de projetos humanitários 
que beneficiam a comunidade local e de outros países, apoiam a Fundação Rotária contribuindo financeiramente e participando de seus programas, e desenvolvem líderes capazes de servir 
ao Rotary além dos limites de clube. 
 
O que os rotarianos recebem do Rotary depende em larga escala do que investem nele. Muitos dos requisitos para associação visam fazer com que os associados participem inteiramente 
da vida do clube e desfrutem as oportunidades de crescimento oferecidas pela organização. 
 
Prestação de serviços 
 
Todos os Rotary Clubs têm uma missão especial: servir às pessoas carentes no mundo inteiro. Ao participar de projetos, os associados se inteiram da atuação de seu clube em iniciativas locais e internacionais, podendo disponibilizar tempo e talentos onde for mais necessário. 
 
Recrutamento e retenção de associados 
 
Para que os clubes permaneçam fortes, todo rotariano deve trazer novos associados à organização. Mesmo aqueles que ingressaram recentemente nos clubes podem levar convidados às 
reuniões e pedir que tomem parte de projetos. O valor do Rotary é muito claro, e a melhor forma de despertar o interesse de rotarianos potenciais é fazendo com que vivenciem o companheirismo e eficácia dos serviços humanitários prestados pelos clubes. 
Manter os associados engajados é de suma importância. Um clima de amizade e a participação em projetos e operações do clube desde cedo são duas das melhores maneiras de garantir que o associado permaneça no Rotary. 
A composição ideal de um Rotary Club deve espelhar a comunidade, incluindo as profissões ali encontradas. 
Tal diversidade enriquece cada faceta do companheirismo e serviço desfrutados no clube. 
 
Frequência 
 
O comparecimento às reuniões de clube permite aos rotarianos vivenciar companheirismo e enriquecer seus conhecimentos pessoais e profissionais. 
Os horários das reuniões buscam acomodar os compromissos sociais e profissionais dos associados. Alguns clubes têm sua reunião no horário do almoço, outros se reúnem de manhã, 
após o expediente ou à noite. 
 
A norma determina que os associados compareçam a pelo menos 50% das reuniões do clube em cada semestre. 
 
Quando rotarianos estiverem impossibilitados de comparecer a uma reunião, podem recuperar a frequência em qualquer Rotary Club do mundo. Para saber os locais e horários de reunião de todos os Rotary Clubs basta consultar o Official Directory ou a seção “Localizar Rotary Clubs”, no site do Rotary (www.rotary.org/pt). 
 
Em alguns casos, a recuperação de frequência poderá ser feita através da participação em projeto do clube, em reunião do conselho diretor, reunião de Rotaract Club ou de Interact Club, ou mesmo virtualmente, em reuniões de Rotary E-Clubs. O Rotary e-Club 4420 tem uma sessão de recuperação de frequencia em seu website, muito fácil de usar e que conta com Programas especiais de recuperação. 
 
Princípios que norteiam o Rotary 
 
Desde a fundação da organização, alguns princípios básicos têm sido desenvolvidos para que os rotarianos atinjam o ideal de prestação de serviços humanitários e altos padrões 
de ética. 
 
O Objetivo do Rotary 
 
Formulado em 1910 e adaptado sempre que a missão da entidade se expandia, define sucintamente o propósito da organização e as responsabilidades dos rotarianos. 
 
O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando: 
 
- PRIMEIRO 
O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir; 
 
- SEGUNDO 
O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; 
 
- TERCEIRO 
A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada; 
 
- QUARTO 
A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da 
cooperação e da paz entre as nações. 
 
A Prova Quádrupla 
 
Criada pelo rotariano Herbert J. Taylor em 1932 e adotada pelos rotarianos em seus 
negócios e profissões, a Prova Quádrupla já foi traduzida para mais de 100 idiomas e 
é aplicada por organizações e indivíduos em todo o mundo. 
 
Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos 
1) É a VERDADE? 
2) É JUSTO para todos os interessados? 
3) Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES? 
4) Será BENÉFICO para todos os interessados?
 
 
Princípio de Classificação 
 
Sistema que garante que o quadro associativo de cada clube espelhe a sociedade local com representantes dos seus vários ramos de negócios e profissões. 
De acordo com este sistema, cada associado é classificado conforme sua ocupação, e o número de associados em cada classificação é limitado conforme o tamanho do clube. O benefício dessa estrutura é a diversidade profissional que estimula a vida social do clube e aumenta as chances deste de executar projetos diferenciados, por contar com as experiências dos rotarianos. 
 
Avenidas de Serviços 
 
As Avenidas de Serviços, embasadas no Objetivo do Rotary, dão sustentação às atividades de clube e dividem-se em: 
 
- Serviços Internos: enfoque no fortalecimento do companheirismo e no funcionamento eficaz do clube. 
- Serviços Profissionais: iniciativas que incentivam rotarianos a servir aos outros através de suas ocupações e da obediência a altos padrões de ética. 
- Serviços à Comunidade: atividades empreendidas pelo clube para melhorar as condições de vida na comunidade. 
- Serviços Internacionais: ações tomadas para expandir o alcance humanitário do Rotary ao redor do mundo e para promover paz e compreensão mundial. 
- Serviços às Novas Gerações: atividades para o desenvolvimento da capacidade de liderança, 
projetos humanitários e programas de intercâmbio que contribuem para que os jovens realizem mudanças positivas no mundo. 
 
Programas do RI 
 
Os seguintes programas ajudam rotarianos a atender necessidades de suas comunidades e auxiliar pessoas de outros países: 
 
Interact 
 
Organizado e patrocinado por Rotary Clubs, o programa é voltado para jovens de 12 a 18 anos congregados em mais de 12.300 Interact Clubs espalhados por 133 países. 
 
Rotaract 
 
Organizado e patrocinado por Rotary Clubs, o programa promove as qualidades de liderança, o desenvolvimento profissional e a prestação de serviços entre pessoas de 18 a 30 anos, congregadas em mais de 8.000 Rotaract Clubs espalhados por 167 países. 
 
Você sabia que? 
 
- As Bolsas Educacionais da Fundação Rotária são o maior programa privado de outorga de bolsas do mundo. 
- A Fundação Rotária já contribuiu mais de US$2,3 bilhões em subsídios desde 1947. 
- Os rotarianos criaram grande número de organizações dedicadas a várias causas humanitárias, 
entre elas ShelterBox, HungerPlus e Gift of Life. 
- O fato de ter providenciado vitamina A por ocasião dos Dias Nacionais de Imunização ajudou 
a prevenir, conforme estimativas, a morte de cerca de 1,5 milhão de crianças desde 1998. 
- Representantes do RI colaboram com muitas organizações internacionais, inclusive com a ONU e várias de suas agências, a Organização dos Estados Americanos, o Conselho Europeu e a União Africana. 
 
Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) 
 
Organizados e patrocinados por Rotary Clubs, esses grupos, que somam mais de 6.800 em 78 países, são formados por não-rotarianos que se esforçam para melhorar suas comunidades. 
 
Rede Global de Grupos de Rotarianos 
 
Formada por Grupos de Companheirismo (de cunho profissional e recreativo) e Grupos Rotarianos em Ação (dedicados à prestação de serviços), já congrega cerca de 70 grupos abertos a rotaractianos, rotarianos e cônjuges. 
 
Intercâmbio Rotário da Amizade 
 
Visitas internacionais recíprocas feitas por rotarianos e seus familiares. 
 
Voluntários do Rotary 
 
Rotarianos com habilidades específicas colaboram em projetos humanitários prestando serviços voluntários em seus próprios países e no exterior. 
 
Intercâmbio de Jovens do Rotary 
 
Clubes e distritos enviam e hospedam por ano mais de 8.000 pessoas de 15 a 19 anos que participam, no exterior, de intercâmbio cultural que pode durar de uma semana a um ano letivo. 
 
Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (RYLA) 
 
Seminários patrocinados por clubes e distritos que cultivam as habilidades de liderança em pessoas de 14 a 30 anos. 
 
Serviços à Comunidade Mundial (SCM) 
 
Parcerias internacionais entre clubes e distritos para fornecer assistência a projetos comunitários em outro país. 
Buscas no ProjectLINK no site www.rotary.org, que é um banco de dados de projetos de clube e distrito que precisam de financiamento, voluntários e artigos diversos, levam a descrições de projetos em busca de assistência de parceiros ou voluntários internacionais, bem como 
relatos de projetos bem-sucedidos. 
 
Fundação Rotária 
 
A Fundação Rotária do Rotary International é uma entidade sem fins lucrativos cuja missão é capacitar os rotarianos para que possam promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio de apoio a iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza. 
 
Apoio financeiro 
 
No ano que se encerrou em 30 de junho de 2009, a Fundação Rotária recebeu contribuições no valor de US$223,8 milhões e alocou mais de US$187,8 milhões para apoiar programas educacionais e humanitários implementados por clubes e distritos e atividades de erradicação da pólio. 
 
As contribuições são creditadas em três fundos: 
 
- Fundo Anual para Programas, que financia os programas da Fundação 
- Fundo Permanente, do qual apenas parte dos rendimentos é empregada para garantir a 
viabilidade dos programas da Fundação a longo prazo 
- Fundo Pólio Plus, que provê recursos para a concretização do sonho de um mundo livre 
da pólio 
 
Cada dólar contribuído à Fundação ajuda a financiar os programas humanitários, educacionais e culturais, além dos custos operacionais. Clubes e distritos se candidatam e recebem 
subsídios da Fundação para executar projetos no mundo todo. A Fundação Rotária lançou a iniciativa “Todos os Rotarianos, Todos os Anos” visando aumentar para US$100 per capita a 
média das doações anuais em apoio às atividades abaixo descritas. 
 
Programas Educacionais 
 
Promovem a compreensão internacional ao congregar pessoas de diferentes países e culturas. 
 
Bolsas Educacionais 
 
Programa internacional de nível universitário que envia cerca de 500 pessoas qualificadas 
para estudar no exterior e atuar como embaixadoras da boa vontade. 
 
Bolsas Rotary pela Paz 
 
São outorgadas para estudos em cursos de nível equivalente a mestrado ou certificado 
profissional em um dos seis Centros Rotary de Estudos Internacionais na área de paz e resolução de conflitos. 
 
Intercâmbio de Grupos de Estudos 
 
Intercâmbio de curto prazo realizado entre distritos de diferentes países que objetiva a interação profissional e cultural de não-rotarianos de ambos os sexos na faixa etária de 25 a 40 anos. 
 
Programas Humanitários 
 
Os Subsídios Humanitários permitem a rotarianos potencializar seu apoio a projetos de prestação de serviços internacionais, como escavação de poços, assistência médica, alfabetização e execução de outros serviços essenciais. A participação dos rotarianos é a 
chave para o sucesso desses projetos. 
 
Subsídios Equivalentes 
 
Ajudam Rotary Clubs e distritos a empreender projetos humanitários com a colaboração de clubes/distritos de outro país. 
 
Subsídios Distritais Simplificados 
 
Permitem aos distritos apoiar atividades de prestação de serviços à comunidade local ou internacional. 
 
Pólio Plus 
 
A erradicação da pólio é a prioridade número um do Rotary. O programa Pólio Plus provê fundos para campanhas de imunização em massa, bem como para apoiar trabalhos de mobilização 
social, vigilância e análise laboratorial para as últimas fases da erradicação global da poliomielite. 
 
O Rotary International terá colaborado com mais de US$1,2 bilhão e centenas de milhares de horas de trabalho voluntário quando o mundo for certificado livre da pólio. O Rotary é parceiro da Organização Mundial da Saúde, Unicef e Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças na iniciativa para eliminar a pólio da face da terra.  
 
Como resultado desses esforços, dois bilhões de crianças menores de cinco anos foram imunizadas contra a doença, cinco milhões de pessoas que poderiam ter contraído paralisia hoje caminham, 500.000 novos casos de pólio são evitados todos os anos e o número daqueles registrados diminuiu 99%. 
 
Desafio 200 Milhões de Dólares do Rotary 
 
Em 2007 e 2009 a Fundação Bill e Melinda Gates, reconhecendo a liderança do Rotary no esforço mundial de erradicação da pólio, decidiu fazer as doações de US$100 e US$255 milhões 
respectivamente, para uso em atividades de imunização e erradicação da pólio. O Rotary deve arrecadar US$200 milhões até 30 de junho de 2012 para equiparar parte das doações feitas pela 
Fundação Gates. Assim sendo, a organização precisa que os cerca de 33.000 clubes no mundo inteiro realizem pelos próximos três anos campanhas anuais de arrecadação de fundos em apoio ao Desafio. Considerando as doações da Fundação Gates e nossa equiparação, teremos US$555 milhões, fundamentais para que o Rotary alcance sua meta maior de eliminar a pólio de uma vez por todas. 
 
Principais reuniões 
 
Rotarianos participam de vários encontros importantes para trocar ideias, celebrar sucessos, desfrutar de companheirismo e planejar o futuro. 
 
Convenção do RI 
 
O maior desses encontros, a convenção internacional do RI, é realizada anualmente em maio ou junho em algum lugar do mundo rotário, e dura quatro dias, durante os quais há apresentações 
de líderes da organização e mundiais, entretenimento típico da cultura local, e inúmeras oportunidades de vivenciar a amplitude do companheirismo internacional. 
 
Conferências Distritais  
 
Localmente, rotarianos participam das respectivas conferências distritais, que unem aprendizado e companheirismo, e permitem influenciar o rumo dos respectivos distritos. 
 
O futuro 
 
Com mais de 100 anos de experiência prestando serviços humanitários, o Rotary está pronto para atender às necessidades de um mundo em constante transformação. 
 
Plano Estratégico do RI 
 
Com este plano o Rotary passa a se concentrar mais nos clubes, ajudando-os a expandir seus serviços e a divulgar suas conquistas. As três prioridades abaixo são importantíssimas ao futuro do Rotary: 
- Apoiar e fortalecer os clubes. 
- Dar mais enfoque e expansão aos serviços humanitários. 
- Aumentar a projeção da imagem pública da organização. 
 
O plano reflete as pesquisas feitas no mundo inteiro com rotarianos sobre as prioridades da organização e com não-rotarianos sobre a imagem do Rotary em países diferentes. Também 
unifica a direção estratégica do RI e da Fundação ao conectar as áreas onde os 
clubes são mais eficazes com as áreas de enfoque do Plano Visão de Futuro. 
 
Plano Visão de Futuro 
 
Este plano foi adotado para aumentar a eficácia e desenvolver um enfoque estratégico para a Fundação. A fase experimental de três anos com a nova estrutura de outorga de subsídios começa em julho de 2010 com 100 distritos, cujos clubes não participarão dos programas atuais, salvo o Pólio Plus e as Bolsas Rotary pela Paz. Distritos participantes desta fase podem solicitar Subsídios Distritais da Fundação Rotária, que os capacitarão a empreender 
projetos locais e internacionais de sua escolha; e Subsídios Globais da Fundação Rotária, que financiam projetos em paz e prevenção/resolução de conflitos, prevenção e tratamento de doenças, recursos hídricos e saneamento, saúde materno-infantil, educação básica 
e alfabetização, e desenvolvimento econômico e comunitário. Durante a fase experimental, a Fundação formará parcerias estratégicas com organizações afins e elaborará o plano de forma 
a incluir todos os distritos rotários em julho de 2013. 
 
LINHA DO TEMPO DO ROTARY 
 
O Rotary Basics continua on-line em www.rotary.org/pt/rotarybasics. Confira vídeos, apresentações em áudio e saiba mais sobre o que significa ser rotariano. 
 
Conecte-se com outros rotarianos em www.rotary.org/socialnetworks
  Rotary International - Rotary E-Club 4420 - Direitos Reservados
© Marcelo Carvalho